quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Texto de Reflexão: Livro Os Dois Maiores Amores

Nas orações de Natal

André Luiz

REMEMORANDO o Natal, lembramo-nos de que Jesus é o Suprimento Divino à Necessidade Humana.

Para o Sofrimento, é o Consolo;

Para a Aflição, é a Esperança;

Para a Tristeza, é o Bom Ânimo;

Para o Desespero, é a Fé Viva;

Para o Desequilíbrio, é o Reajuste;

Para o Orgulho, é a Humildade;

Para a Violência, é a Tolerância;

Para a Vaidade, é a Singeleza;

Para a Ofensa, é a Compreensão;

Para a discórdia, é a Paz;

Para o egoísmo, é a Renúncia;

Para a ambição, é o Sacrifício;

Para a Ignorância, é o Esclarecimento;

Para a Inconformação, é a Serenidade;

Para a Dor, é a Paciência;

Para a Angústia, é o Bálsamo;

Para a Ilusão, é a Verdade;

Para a Morte, é a Ressurreição.

         Se nos propomos, assim, aceitar o Cristo por Mestre e Senhor de nossos caminhos, é imprescindível recordar que o seu Apostolado não veio para os sãos e, sim, para os antigos doentes da Terra, entre os quais nos alistamos...

         Buscando, pois, acompanhá-lo e servi-lo, façamos de nosso coração uma luz que possa inflamar-se ao toque de seu infinito amor, cada dia, a fim de que nossa tarefa ilumine com Ele a milenária estrada de nossas experiências, expulsando as sombras de nossos velhos enganos e despertando-nos o espírito para a glória imperecível da Vida Eterna.

 

 

Texto de reflexão de 17/12/2008

Livro Os Dois Maiores Amores

Psicografado por Chico Xavier

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Mensagem de Joanna de Angelis - AINDA A FRATERNIDADE


AINDA A FRATERNIDADE



O impositivo da fraternidade entre os homens a cada dia mais se faz relevante. Instrumento de paz, a fraternidade é, de início, o amor em plena instalação.

Para cultivá-la, no entanto, não há como, senão, abdicar ao egoísmo e aos seus múltiplos sequazes1, que instalam, incessantemente, balizas de incompreensão e rebeldia, em todos os lugares em que nos encontramos.

Fala-se, discute-se, programa-se, encena-se muito, a convivência fraterna mas se produzem poucos esforços para concretizá-la.

Ninguém cede nos "pontos de vistas", nas discussões, mesmo quando o objetivo comum seja elevado e de resultados benéficos para todos.

Muitas vezes o pensamento é unânime e como a forma de apresentá-lo diverge, não se permitem os expositores o exame dos conceitos, com a necessária serenidade e logo, grassam2 as dissensões3. Os olhos se injetam, a voz se altera, a fisionomia se turba, a respiração descompassa e a ira comanda os resultados, gerando ondas de animosidade inconseqüente, nefanda4...

Colocados lado a lado com os seres humanos, nossos irmãos, em jornada evolutiva, eduquemo-nos para viver pacificamente, suportando-nos, uns aos outros, de modo a conseguirmos tolerância recíproca e fraternidade legítima.

Para o tentame5, coarctemos6 a palavra azeda, o verbete ofensivo, a expressão deprimente, evitando o comentário ácido e maledicente que logo produz uma colheita de ofensas e reprimendas.

Madame Rolland, a célebre jacobina de França, ante as arbitrariedades e atentados praticados pelos idealista e promotores da Revolução, proferiu com imensa amargura: "Fraternidade, fraternidade, quantos crimes se cometem em teu nome!"

Jesus, o Sublime Governador da Terra, para ensinar fraternidade conviveu com as mais díspares7 pessoas tolerando-as, ajudando-as, amando-as. E mesmo entre os seus "chamados", quando grassavam rixas8 e discórdias, mantinha-se sereno e gentil, para assegurar que, o verdadeiro amor se fixa, na razão direta em que a fraternidade se faz ternura e, de modo a que, o socorro esteja sempre presente, atendendo às necessidades gerais.



Joanna de Ângelis
Livro: Sol de Esperança [Divaldo P. Franco]



_________________

sequaz - que ou aquele que segue ou acompanha assiduamente; partidário; entre os Hebreus, pagão que abraçava a religião judaica.
grassar - alastrar-se; propagar-se; espalhar-se; difundir-se.
dissensão - divergência, discrepância; desavença; desinteligência.
nefanda - sacrílego; abominável; torpe; horrível; depravado; perverso.
tentame - tentativa; ensaio; experiência.
coarctar - restringir; limitar; estreitar; circunscrever estreitamente.
díspares - desigual; diferente; dissemelhante.
rixa - contenda; briga; desordem; disputa; discórdia.